Como me posso proteger das alergias?
Se costuma sofrer com alergias ano após ano, já deve conhecer diversos medicamentos que o ajudam proteger das alergias e diminuir os variados sintomas da rinite alérgica.
Mas não deixe de se informar sobre a forma de se proteger das alergias e as situações que deve evitar a fim de reduzir a frequência e gravidade dos sintomas associados às alergias.
Hábitos diários
1. Proteja os seus olhos
Por exemplo, o uso de óculos de sol pode constituir uma proteção ocular se for alérgico ao pólen, já que pode funcionar como uma barreira para o contacto entre o alergénio e os olhos.
Em casa
2. Saiba quando ventilar a casa
Deve tomar todas as providências para manter a sua casa livre de alergénios. Ventile a sua casa mas evite as horas de maior concentração de pólen.
Nota: Mantenha as janelas do carro fechadas quando está a conduzir em locais onde há maior concentração de pólen para que este não se acumule dentro do seu carro.
3. Não estenda a roupa fora de casa
Evite que os alergénios adiram às fibras das suas peças de roupa ou da sua roupa de cama.
4. Limpe a casa regularmente
A nossa sexta dica é particularmente importante se é alérgico a animais e tem um em casa.
Se tiver um animal, nunca se esqueça de limpar com a frequência necessária tapetes, sofás e qualquer zona onde o seu amigo peludo costuma estar.
Se for especialmente sensível ao pólen e/ou aos ácaros do pó de casa, use um pano húmido e nunca espanador para limpar superfícies, já que o segundo irá espalhar os alergénios pelo ar e, muito provavelmente, desencadear mais uma típica série de espirros.
Fazer uma limpeza exaustiva e regular da sua casa vai ajudá-lo a estar mais confortável dentro da mesma.
Com animais
5. Dê banho ao animal regularmente
Se a sua rinite alérgica é causada por animais, deve evitar o contacto com “flocos” de pelo do seu amigo de quatro patas e nada como um banho com a frequência e produtos recomendados pelo seu veterinário para garantir que a quantidade desses “flocos” que existe dentro de sua casa é mínima.
6. Escove o animal fora de casa
Escovar o seu animal dentro de casa é sinónimo de espalhar alergénios na mesma – o oposto daquilo que se quer. Lembre-se sempre de o fazer fora de casa e, se alguém com quem mora não sofre da mesma alergia, peça-lhe que trate desta tarefa por si. Use uma escova adequada à remoção dos resíduos.
7. Mantenha o animal fora da divisão onde passa mais tempo
É essencial reservar certas áreas da sua casa só para humanos, de modo a garantir que tem sempre um refúgio onde pode ir para encontrar algum alívio dos sintomas da rinite.
O seu quarto deve definitivamente ser uma destas áreas pois, se não o for, pode acabar por passar noites bastante mal dormidas, o que irá ter um impacto negativo no seu bem-estar.
Se trabalhar remotamente, o seu escritório deve também ser restrito a animais, para que os ataques de espirros e tosses não acabem por diminuir a sua produtividade.
Como vê, proteger-se contra as alergias passa muito por evitar os fatores alérgenos que a costumam causar.