tratar, curar e aliviar a rinite alérgica

Como tratar, curar e aliviar a rinite alérgica?

Como tratar curar e aliviar a rinite alérgica?

A rinite alérgica afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. Os sintomas variam, assim como os alergénios que levam à reação e as alturas do ano em que a rinite ataca em força. No entanto, uma coisa é certa: para muitas pessoas que sofrem com esta doença respiratória, os sintomas acabam por ter um grande impacto no seu dia-a-dia e bem-estar.

Felizmente, existem vários tipos de tratamento que reduzem eficazmente estes sintomas e hoje vamos falar-lhe um pouco sobre todos eles.

Cinco maneiras de aliviar os sintomas da rinite alérgica

A melhor maneira de saber qual a alternativa mais indicada para si é procurando uma opinião profissional. Isso leva-nos à questão: que médico trata a rinite alérgica?

Na verdade, existem duas respostas a esta pergunta. Uma opção é visitar o seu médico de família, pois estes profissionais, regra geral, conseguem fazer o diagnóstico e estabelecer uma terapêutica eficaz, e, quando não o conseguem, indicam-no a um médico especialista em alergias. A segunda opção é ir diretamente a um imunoalergologista, ou seja, um profissional que lida com alergias e condições relacionadas com as defesas do organismo.

Dependendo dos sintomas que tem experienciado e da gravidade da sua rinite alérgica, o médico irá receitar-lhe o tratamento mais adequado. Cinco das soluções mais comumente usadas para tratar a rinite alérgica são:

  • Irrigação nasal com solução salina

Começamos com um tratamento natural e muitas vezes utilizado para tratar sintomas de constipação, para além da rinite alérgica.

A irrigação nasal consiste na lavagem dos condutos nasais e para experimentar este tratamento precisa apenas de uma solução salina (que pode encontrar em qualquer farmácia ou até fazer em casa com sal marinho e água morna) e de uma seringa.

Com a cabeça inclinada para um lado, coloque a seringa com a solução na narina que estiver para cima e aperte o êmbolo. O soro deverá começar a sair pela outra narina e drenar para a faringe, eliminando alguns dos contaminantes que poderiam ter levado a inflamação.

  • Anti-histamínicos

A rinite alérgica acontece quando o seu sistema imunitário leva o seu corpo a libertar histamina, levando então aos espirros, congestão nasal, irritação nos olhos, e demais sintomas. 

Os medicamentos anti-histamínicos bloqueiam a ação da histamina e, como resultado, conseguem reduzir os seus sintomas mencionados.

  • Medicamentos descongestionantes

Dois dos principais sinais de que tem rinite alérgica são a congestão e o corrimento nasal, e todos nós sabemos quão frustrante um nariz entupido se pode tornar. Durante o dia, assoa-se vezes sem conta e acaba por irritar a pele à volta do nariz, e à noite é difícil respirar e ainda mais difícil adormecer.

Um descongestionante é a solução ideal para estes problemas. Apesar de não ser aconselhado o uso durante um longo período de tempo (isto é, por mais de três dias), pois pode ter um efeito rebound acabando por agravar os sintomas, é uma boa maneira de obter alívio imediato.

  • Spray nasal e gotas oftalmológicas

Tal como os descongestionantes, certos sprays nasais e gotas oftalmológicas podem causar um efeito rebound e, como tal, não devem ser usados como um tratamento a longo-prazo.

O seu médico poderá decidir se necessita de um tratamento para utilizar durante um longo período de tempo.

Este tipo de produtos tem um início de ação mais demorado do que os anti-histamínicos mas a duração de efeito pode ser mais prolongada.

  • Imunoterapia

Para pessoas com certos sintomas severos de rinite alérgica ou que querem tratar uma rinite crónica, o médico pode sugerir um tratamento chamado imunoterapia, ou hipossensibilização. No entanto, este tratamento só é possível se se identificar claramente o ou os alergénios responsáveis pela rinite.

Durante este tratamento, o profissional injeta porções do alergénio no corpo, sendo que as sessões costumam ser semanais e a quantidade do alergénio vai aumentando com o tempo até se encontrar a dose mais eficaz para o seu caso. A partir do momento em que se descobre esta dose, as sessões passam a ser realizadas com um maior intervalo de tempo e, ao todo, o tratamento dura três a cinco anos.

O objetivo é fazer com que o seu sistema imunitário se habitue ao alergénio e, eventualmente, deixe de o ver como uma ameaça à sua saúde.

É também possível usar comprimidos ao invés de injeções.

No que toca a tratamentos para a rinite alérgica, nunca é demais sublinhar a importância de procurar a opinião de um profissional de saúde. Não só é mais seguro, mas também mais eficiente. Marque a sua consulta hoje e recupere o seu bem-estar.